EDNA PIMENTA nasceu em Barreiras, interior da Bahia e aos 12 anos aportou em Salvador com a mãe e irmãos. Nesta época conheceu a MPB (Musica Popular Brasileira), pela qual se apaixonou e com influências de grandes nomes como Elba Ramalho, Gal Costa, Zizi Possi e Elis Regina dentre outros, decidiu que seria cantora.

Aos 18 anos iniciou carreira cantando em bares e festas de amigos, tendo em pouco tempo já convites para actuar em bandas locais. A partir daí não mais parou, chegando a cantar para um público de ate 100 mil pessoas, quando fez abertura do show de gravação do DVD da banda Calcinha Preta, um grande fenómeno musical do nordeste do Brasil, no Parque de Exposições de Salvador em 2.004.

Nesses anos de carreira gravou com Banda Recruta, onde assinaram grandes compositores como Biafra (o qual teve a direcção do mesmo). E com a Banda Fuba de Milho, fez grandes apresentações em Salvador e outras cidades dividindo palcos com os grandes nomes como: Mastruz com Leite, Leonardo, Claudinho e Buchecha, Trio Nordestino, Nando Cordel, dentre outros, sendo muito elegiada e declarada por Jorge Benjor, Trio Nordestino, Biafra como uma grande e talentosa interprete.