A Fanfarra Káustika (FK), definida pela vontade constante de recriar e inovar, consiste num colectivo de músicos que se conhecem pessoal e musicalmente, por estarem ligados desde novos à música filarmónica e às bandas.
O projecto em questão tomou a sua forma quando, em 2007, por altura da passagem do grupo Fanfare Ciocarlia em Portugal, a FK reinterpretou algumas das suas músicas para a sua recepção. O êxito de tal prestação permitiu então dar uma exposição real do projecto a nível nacional. Nos dois anos seguintes foi solicitada para mais de 60 actuações por todo o território português, em inúmeros festivais, espectáculos de rua, etc.
Com a experiência de estrada acumulada, o projecto consolidou a sua forma artística em torno de uma linguagem e performance próprias, adquirindo a sua identidade.A partir de 2011, após a estreia do espectáculo “Punk Filarmónico”, a FK vem apresentando apenas temas originais, pautados num registo único: o Estilo Káustiko – Punk Filarmónico.
Resultando da convergência de várias influências, uma vez que a FK é composta por elementos especializados nas mais diversas áreas da música, o estilo Káustiko tem pois tudo que ver com a vontade de abrir e trilhar novos caminhos musicais, que se revelam em palco numa sonoridade escura combinada com uma atitude electrizante e altamente contagiosa!
Através do lançamento do seu CD, no corrente 2015 (“Transe Sinfónico” – edição de autor), a FK pretende reforçar o seu espaço artístico nos territórios nacionais e chegar mais longe fora de portas.