Tucha nasceu em Coruche (Ribatejo) em 1975 e cedo começou a interessar-se por música. Aos seis anos, entrou para uma escola, onde aprendeu a tocar acordeão e teclado.

No ano de 1985 faz a sua primeira actuação ao vivo. Passados onze anos em palcos nacionais interpretando covers, decide gravar o seu primeiro trabalho discográfico, do qual foi compositora, autora e intérprete de todos os temas. Este álbum foi divulgado nas rádios e também em algumas estações de televisão, nomeadamente, RTP1, RTPI e SIC.

No ano seguinte, em 1998, edita o seu segundo álbum. Este trabalho foi divulgado nas rádios nacionais e também em algumas das comunidades portuguesas, assim como, em vários programas de televisão. O esforço e a dedicação fê-la viajar por diversos países, como Suíça, França, Luxemburgo, Alemanha, Austrália e Estados Unidos.

Estes dois trabalhos discográficos estavam inseridos na música ligeira portuguesa. Não sendo o género musical onde Tucha se sentia realizada, a artista resolveu partir para uma nova etapa na sua carreira. No ano de 2000, Tucha foi considerada uma das revelações do ano no panorama musical português, com o álbum “Queres Saber”, alcançando o topos das paradas musicais nacionais e sagrou-se disco de prata, com mais de dez mil cópias vendidas.

Em 2001, “Reflexos” foi o álbum que se seguiu. Deste álbum foi retirado um tema, “Sou Assim”, que fez parte da banda sonora da telenovela portuguesa da TVI, “Anjo Selvagem”.

Durante quatro anos, Tucha fez uma pausa no lançamento de álbuns e apostou apenas em singles promocionais, como foi o caso em 2002, de “Quero te Ter, Quero te Dar”; em 2003 com “Partilhar O Teu Calor” e em 2004 com “Dança Comigo, Baila Comigo”. Este último veio mostrar um pouco daquele que viria a ser o último álbum da cantora, “Outra Face”, gravado e editado em Julho de 2005. Deste disco foi também retirado um tema para a telenovela “Fala-me de Amor”, da TVI (a balada “Tudo o que sonhei aqui”), que alcançou um enorme sucesso e ainda hoje é um marco na carreira da cantora.

Em 2007, celebrou 10 anos de carreira com o tema “Chamo Por ti Nesta Dança”. Em Janeiro de 2008 promoveu o novo single com a marca da editora T-Records inteiramente composto e escrito por si e, simultaneamente, lança seu site oficial na Internet.

“Ao Fim Do Mundo” é o tema que antecede o lançamento do novo álbum e que faz parte da banda sonora da novela da TVI, “Feitiço de Amor”. Também no início de 2008, a convite do produtor Ménito Ramos, participou do Festival da Canção da RTP com o tema “O Poder da Mensagem”.