Pedro Simões (nascido em Lisboa, em 1992), mais conhecido pelo nome artístico Pedro Mafama, é um cantor e compositor português.

Mafama nasceu na freguesia de São Sebastião da Pedreira, em Lisboa, e cresceu no bairro da Graça. Estudou multimédia na Voz do Operário e, mais tarde, Artes Plásticas na Escola Superior de Artes e Design, nas Caldas da Rainha. Em 2012, estagiou na Enchufada, numa posição de designer gráfico, mas acabou por continuar a trabalhar com a editora, vendendo merchandising em concertos dos Buraka Som Sistema.

Mafama começou a fazer música com cerca de 16 anos, sob o alter-ego Pedro Simmons] A ligação à editora Enchufada levou-o a editar o primeiro EP, Má Fama, em 2017. O single de apresentação escolhido foi “COMO ASSIM”.

A estreia no formato longa-duração, Por Este Rio Abaixo, foi editado em 2021, valendo-lhe a nomeação para os Prémios Play na categoria de Artista Revelação. Em 2023, o primeiro single de Por Este Rio Abaixo, “Estaleiro”, recebeu o Prémio Autores 2022 de Melhor Tema de Música Popular.

Em 2022, foi um dos responsáveis pela visão artística do oitavo álbum de Ana Moura, Casa Guilhermina. Nesse disco, assinou, ainda, uma participação no single “Agarra em mim”. Em 2023, Mafama editou o seu segundo álbum, Estava No Abismo Mas Dei Um Passo Em Frente, cujo segundo single, “Preço Certo”, alcançou a 2ª posição no Top Português de Singles, tendo-se tornado a canção com mais êxito do músico português.