Os Tanira são uma banda portuguesa de folk, um caldeirão onde se fundem ainda outras sonoridades como o rock e as músicas do mundo, produto das diferentes influências e experiências musicais dos seus elementos.

Criada em 2006, a actual formação divide-se por instrumentos como a vozes, violino, bouzouki, flautas, uilliann pipes (gaita irlandesa),baixo, percussão e bateria.
O repertório é principalmente composto por originais em português, havendo ainda espaço para recolhas do cancioneiro ibérico, como é o caso de “Pedro y bien te Quiero”, do castelhano Cancioneiro do Palácio (Séc. XV), adaptações de temas tradicionais e de temas de outros projectos de referência do folk europeu.

Ao longo de seis anos de amadurecimento musical e coesão, forjados na estrada, os Tanira tiveram o privilégio de actuar em palcos marcantes, nacionais e estrangeiros, de onde se destacam os festivais Granitos Folk (Porto), Andanças (S. Pedro do Sul), onde actuaram por três anos consecutivos, Entrudanças (Castro Verde), Arredas Folk (Barcelos), Eco Fest (Odeceixe), Musicbox (Lisboa), Festival Máscara Ibérica (Rossio, Lisboa e Zamora, Espanha) e no festival de música tradicional “Sur La Route des Parquets” (La Rochelle, França).